sábado, 5 de outubro de 2013

LUDOVICO MZYK - (1905-1940) - Missionário e Mártire SVD

Via Flickr:
Por Padre João Ladeira
Provincial SVD Angola

LUDOVICO MZYK - (1905-1940) - Missionário e Mártire SVD
Mestre de Noviços

Seu Martírio teve lugar na prisão de máxima segurança de Poznan. Um sacerdote que este encarcerado com ele presenciou a sua morte. Um guarda do campo parecia sentir um prazer especial em perseguir o Pe. Ludovico. Foi além do permitido insultando e atacando o nosso confrade. O dia 20 de Fevereiro de 1940, voltou bêbedo na prisão. Encontrou três prisioneiros, entre eles o Pe. Mzyk. Mandou embora os outros e começou a ameaçar o Pe. Mzyk, golpeando-lhe e dando-lhe bicos com a ponta das botas militares. Depois o lançou escadas abaixo, empurrou-o contra a parede e lhe disparou duas vezes à cabeça. O Pe. Ludovico tinha 35 anos.
O Pe. Mzyk era nato da Silésia. Um dos nove filhos, nasceu em Chorzòw Stary. Depois de se ter encontrado com um membro da Congregação do Verbo Divino que tinha estado na sua paróquia para pregar um retiro, almejava ser missionário. Com 13 anos foi recebido no seminário menor de Nysa. Seu pai, que estava doente, morreu enquanto Ludovico fazia o seminário menor. Sendo sua família humilde, durante as férias do verão Ludovico trabalhava na mesma mina onde seu pai tinha trabalhado. Seu irmão Guilherme declarou mais tarde: “Com este trabalho, Ludovico não só cuidava da continuidade de seus estudos, mas apoiava também á mãe para levar a família adiante”.
Depois dos seis anos em Nysa, fez o noviciado SVD em St. Agostinho, na Alemanha, onde fez também o curriculum de Filosofia. Os superiores, reconhecendo seus talentos e potencialidades, enviaram-no a Roma para continuar os estudos teológicos, e foi em Roma onde recebeu a Ordenação Sacerdotal o dia 30 de Outubro de 1932. Sua impressão mais duradoira – depois da Ordenação e da Primeira Missa – foi a audiência com o Papa Pio IX o dia 5 de Novembro de 1932 junto com a sua turma e familiares --. Permaneceu em Roma o tempo necessário para a obtenção do Doutoramento em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana. O Pe. Ludovico espera ser destinado ao Japão ou a China, mas estava disposto a ir aonde for enviado pelos superiores, que o enviaram à Polonia. Depois de vários meses de assistência ao mestre de Noviços em S. Gabriel, foi nomeado primeiro mestre de noviços da nova Província polaca. O noviciado iniciou-se em Chludowo em 1935. Desde o começo deu mostras de santidade. Aos noviços impressionava-lhes sua simplicidade, humildade e cortesia. Sua mesma presença promovia a harmonia na comunidade. Estava verdadeiramente bem dotado para introduzir os noviços na vida religioso-missionaria. Era muito popular entre os noviços, e estes disfrutavam com sua presença.
Os primeiros meses de guerra foram relativamente sossegados para a comunidade SVD de Chludowo. Porém, o dia 25 de Janeiro do ano 1940, a Gestapo começou a reunir os sacerdotes da região de Poznan, onde teve que encarar violências que levaram-no até a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário